Servidores da Delegacia Regional de Caratinga aderem à greve estadual e reduzem 30% das atividades

Por Rádio Cidade

23/02/2022 às 17:45

A cúpula do governo de Minas e o comando das forças de segurança do Estado vão se reunir novamente nesta semana em busca de um acordo sobre o pedido de recomposição salarial da categoria. As negociações são tratadas em sigilo e as partes não confirmam sequer quando e onde serão os próximos encontros.

Dois dias após o protesto que reuniu milhares de policiais no centro de Belo Horizonte, o clima de impasse e tensão permanece. Sem acordo, servidores das forças de segurança permanecem com a ‘greve branca’, priorizando ocorrências graves em muitas cidades.

A repórter Amanda Antunes acompanha as negociações na capital.

A greve já tem reflexos em Caratinga e região. Os servidores da delegacia regional se reuniram na tarde desta quarta-feira (23) e decidiram aderir ao movimento. A partir de hoje haverá redução de 30% da demanda. Isto afeta registros de ocorrência, transferência de veículo, exames de habilitação e atendimento de forma geral. Casos de urgência e emergência, como flagrantes, não serão afetados. Quem já agendou vistoria de veículo também não será prejudicado. As agendas confirmadas até 23 de fevereiro serão integralmente cumpridas.

 

O pleito da categoria é de recomposição de 24%, em cumprimento ao acordo feito em 2020, quando Romeu Zema enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei com recomposição de 41% dividida em três parcelas. Os servidores alegam que apenas a primeira parcela foi paga pelo Estado. Isso porque o governador mudou de ideia e vetou as duas últimas, que agora são cobradas pela categoria.

Ainda não há informação oficial sobre redução de atividades no âmbito da Polícia Militar de Caratinga.