Processos contra vereador de Santa Bárbara do Leste que abriu caixão lacrado no auge da pandemia de covid são arquivados

Por Rádio Cidade

18/03/2022 às 07:44

Foi encerrado todo o processo penal referente ao inquérito que apurava a responsabilidade do vereador de Santa Bárbara do Leste, Wilian Faria, no episódio em que ele rompeu o lacre de um caixão para que familiares pudessem ver e velar um idoso. O vídeo do vereador cortando o lacre com um facão dentro do cemitério, argumentando que não havia prova de que aquele senhor tinha morrido de Covid, repercutiu em todo o Brasil. Era 25 de abril, auge da pandemia.

O inquérito policial acusava Wilian Faria de dois crimes: violação de urna mortuária e desrespeito a norma sanitária. O advogado Alexssandro Victor de Almeida fala sobre o entendimento do Ministério Público sobre estas duas denúncias.

Na época do fato, o vereador foi alvo de muita polêmica, principalmente porque o assunto ganhou destaque em veículos de imprensa de todo o país. A Câmara de Vereadores de Santa Bárbara do Leste se reuniu para discutir uma possível cassação de mandato. Wilian permaneceu no legislativo, mas o Partido dos Trabalhadores, ao qual era filiado, o baniu.

Hoje, ele se diz aliviado com o arquivamento dos processos.

Importante destacar que o Ministério Público considerou procedente a denúncia de desrespeito a norma sanitária em meio a pandemia. Mas ponderou que o delito é de pequeno potencial ofensivo e a condição de réu primário e bons antecedentes colaboram para o arquivamento do processo. Cabe apenas, ao vereador Wilian, o pagamento de cestas básicas.