Seminário da Cafeicultura destaca produção de cafés especiais na região de Caratinga

Por Rádio Cidade

12/04/2022 às 18:10

O Seminário da Cafeicultura promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga e o sistema FAEMG, na tarde desta terça-feira (12), que reuniu produtores rurais da região no ginásio do Unec para tratar, principalmente, da produção de cafés especiais.

O presidente do sindicato, Roberto Aquino, disse que a região tem potencial para se projetar como produtora de cafés de qualidade e, por isso, é importante se capacitar e promover eventos como este.

 

O Superintendente do Ministério da Agricultura participou do seminário. À nossa reportagem Marcílio Magalhães lembrou da importância de Caratinga no mercado de café e falou da mudança do conceito de qualidade dessa bebida.

Um dos palestrantes do evento, cafeicultor Inácio Soares, trabalha há quatro anos com centenas de produtores. Sua empresa, a JS Café, de São Sebastião do Anta, é responsável por resultados muito positivos no Brasil e no exterior. A JS mantém uma verdadeira escola de capacitação nesse setor.

 

E a capacitação também tem atingido os jovens que moram na zona rural, servindo de motivação para que eles continuem nas propriedades. Segundo Inácio Soares, um dos focos do trabalho da JS é o social.

Inácio destaca que a adesão dos pequenos produtores ao mercado de cafés gourmet tem sido maior que a dos grandes cafeicultores.

 

 

 

 

Ele acredita que o crescimento do número de produtores de cafés especiais deve se sustentar pelos próximos anos na região.

Ana Paula de Sá e Fernanda Maricota participaram do seminário e expuseram seus produtos no evento. São duas das tantas mulheres que também estão engajadas na agricultura produzindo cafés especiais.