Moradores da região tentam evitar operação de mineradora que pretende extrair bauxita. Caratinga e Santa Bárbara estão na rota da empresa que abrange 25 municípios

Por Rádio Cidade

14/04/2022 às 14:29

Uma empresa de extração de bauxita, minério destinado à produção de alumínio, está interessada em se instalar na região do Caparaó, tendo 25 municípios em sua área de abrangência. Desses, 22 estão situados em Minas Gerais e Caratinga é um deles.

Também estariam em sua rota as cidades de Santa Bárbara do Leste, Matipó, Manhuaçu, Simonésia, Luisburgo, São João do Manhuaçu, Santa Margarida, Manhumirim, Pedra Bonita, Divino, Sericita, Orizânia, Alto Jequitibá, Lajinha, Santana do Manhuaçu, Mutum, Caputira, Caiana, Faria Lemos, Fervedouro e Caparaó. Os outros três são Muniz Freire, Ibatiba e Brejetuba, no Espírito Santo.

Os moradores de Santa Bárbara do Leste já estão se mobilizando para tentar impedir a operação da mineradora. Eles têm representantes na Comissão Regional de Enfrentamento à Mineração, organizada para acompanhar o processo com o objetivo de evitar que o projeto se concretize.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Bárbara, Célio Maia, disse que a comunidade está muito preocupada com o impacto ambiental desta atividade para toda a região.

O secretário lembrou dos danos causados pelas mineradoras na região de Mariana e destacou eventuais prejuízos à agricultura local.

Célio Maia falou ainda da fragilidade do lençol freático de Santa Bárbara do Leste, onde, inclusive, nasce o Rio Caratinga.

O morador de Santa Bárbara Marcelo Teixeira representa a Comissão Regional de Enfrentamento à Mineração, que tem promovido treinamentos para que os integrantes do grupo e as comunidades compreendam as questões discutidas. Marcelo também acredita que o risco da mineração não compensa o ganho econômico.

Mais encontros deverão ser promovidos em outras cidades, contando com envolvendo de órgãos como as igrejas, por exemplo.