Caratinga ainda não emitiu Carta de Conformidade para Extração Mineral em favor de mineradora de bauxita

Por Rádio Cidade

20/04/2022 às 16:00

A Rádio Cidade abordou, na semana passada, a mobilização de moradores de cidades próximas contra a instalação de uma mineradora na região do Caparaó. A mineradora pretende extrair bauxita e atuaria em uma área compreendida por 25 municípios, entre eles, Santa Bárbara do Leste e também Caratinga.

Como divulgamos, foi formada uma Comissão Regional de Enfrentamento à Mineração, com o objetivo de evitar que o projeto se concretize. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Bárbara do Leste, Célio Maia, disse que a comunidade está muito preocupada com o impacto ambiental desta atividade para toda a região.

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Caratinga. O secretário de Meio Ambiente, José Carlos de Souza, confirma o interesse de extração de bauxita na região, inclusive em Caratinga, pela Companhia Brasileira de Alumínio ou pela Curimbaba. Mas afirma que o município não emitiu nenhuma Carta de Conformidade para Extração de Mineral junto à Agência Nacional de Mineração.

Ainda segundo o secretário, Manhuaçu e Simonésia têm movimentos sociais atuantes a respeito, com manifestação contrária de representantes da sociedade, porque existem processos de licenciamento em curso.

Coronel José Carlos, como é conhecido, diz ainda que irá informar os setores de interesse se houver qualquer manifestação neste sentido.