Postos de combustíveis enfrentam dificuldade para comprar etanol. Preço nas produtoras disparou e demanda aumentou

Por Rádio Cidade

20/04/2022 às 16:34

Além de sofrer com os altos preços dos combustíveis, muitos motoristas têm tido dificuldade para abastecer os seus veículos com etanol. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), vários postos, principalmente no interior do estado, estão com problema na reposição do estoque do produto, chegando até às distribuidoras.

Segundo o sindicato, a situação se estende à gasolina, que é composta em 27% por etanol anidro. A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), que representa as usinas produtoras do combustível de cana, admite que a safra de 2022 está atrasada por questões climáticas e incêndios nos canaviais.

Com o problema da reposição do estoque do etanol, o valor do produto disparou nas usinas produtoras. Nos últimos 30 dias, o etanol hidratado subiu 17,1% nos produtores, com alta do anidro de 8,5% no mesmo período.

 

Entramos em contato com umas das redes de postos de combustíveis de Caratinga para saber se o abastecimento está sendo comprometido. Giovânio Ribeiro, proprietário da rede de Postos Itaúna, afirma que além do etanol também está havendo problemas com abastecimento do diesel.

 

Giovânio disse estar preocupado com a disparada dos preços.

O empresário acredita que a dificuldade de compra do etanol esteja contornada em aproximadamente um mês.