Polícia Civil de Ipatinga conclui que comerciante agiu em legítima defesa ao matar assaltante que invadiu seu estabelecimento

Por Rádio Cidade

04/07/2022 às 16:34

A Delegacia de Homicídios de Ipatinga concluiu as investigações sobre o assalto que terminou com a morte de um dos autores do crime. O fato ocorreu no último dia 21 em uma loja de telefones celulares, no bairro Cidade Nobre, na cidade de Ipatinga. Naquela terça-feira, dois criminosos foram baleados pelo proprietário do estabelecimento quando deixavam o local. Um deles foi atingido na perna e o outro, Rafael Gomes Lopes, “Cananau”, morreu (foto). Segundo o delegado Marcelo Franco, verificou-se que o comerciante agiu em legítima defesa e, por isso, não foi indiciado.

 

 

As investigações revelaram que o assaltante estava armado, ameaçou funcionários e teria apontado o revólver para o comerciante.

Sobre as críticas pelo fato do comerciante ter sido autuado em flagrante, ao ser apresentado na delegacia, Marcelo Franco explicou que o delegado de plantão apenas cumpriu a lei. Na opinião do delegado, o código penal precisa ser revisto para evitar esta conduta nos casos de legítima defesa.

O assaltante que sobreviveu (foto) foi indiciado por furto qualificado e adulteração de veículo automotor, referente à moto usada no crime; roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e também tráfico (já que ele portava cocaína).

 

 

O Ministério Público não está vinculado às conclusões da Defesa Civil e ainda pode ter entendimento diferente, apesar do delegado Marcelo estar confiante de que as provas colhidas são consistentes para o encerramento do caso.

 

Itatiaia Vale do Aço