ONG Latemia é despejada do parque de exposições de Caratinga. Prefeitura pediu reintegração de posse

Por Rádio Cidade

04/08/2022 às 18:10

A ONG Latemia, que há seis anos abriga cães e gatos abandonados no Parque de Exposições de Caratinga, teve que deixar a área ocupada e entregar para o município os 68 cães e 27 gatos que estavam sob seus cuidados. Nessa quarta-feira (3) o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Caratinga, José Antônio Cordeiro, concedeu à prefeitura uma liminar de reintegração de posse do terreno.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a liminar se baseia na grave situação sanitária e maus tratos dos animais que teriam sido constatados nas três inspeções realizadas no local. Na decisão judicial consta que não foi apresentado nenhum tipo de prontuário de controle interno dos animais, muito menos prontuários de atendimentos clínicos. Nenhuma das melhorias e documentações solicitadas foi verificada ou entregue. Os animais da ONG foram levados para o canil municipal.

A presidente da Latemia Marta Lopes confirma que a área onde os animais estavam abrigados passou por inspeção sanitária, quando foram exigidas melhorias. Ela afirma que muitas delas foram cumpridas.

 

Marta considera que o abrigo atual, uma espécie de quintal aberto, cercado, é melhor para os cães e gatos do que o canil, onde eles ficarão em baias e gaiolas. Uma possibilidade seria leva-los para um terreno no distrito de Sapucaia, mas ela precisaria de prazo para estruturar o local.

Marta ressalta a importância da permanência da instituição dentro do município.

 

A Latemia recebe apoio de vários voluntários. Riza Azevedo é uma dessas pessoas.

O vereador Johny Claudy acompanhou a movimentação da equipe da vigilância sanitária durante todo o dia no parque de exposições. Ele considera equivocada a decisão da prefeitura de levar os animais da ONG para dentro do canil.

Os animais começaram a ser recolhidos no final da tarde de hoje(4).