Postos de Saúde de Caratinga recebem crianças e adolescentes para vacinar contra pólio e outras doenças

Por Rádio Cidade

11/08/2022 às 10:49

As unidades básicas de saúde de Caratinga já estão recebendo as crianças de 1 a menores de 5 anos para vacinação contra poliomielite. Simultaneamente, acontece também a multivacinação para atualização da caderneta de menores de 15 anos. A campanha vai até 9 de setembro e o ‘Dia D’ será 20 de agosto.

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. A coordenadora da Unidade V, a médica Fabianne Novaes, destaca a importância da vacina e da cobertura vacinal.

 De acordo com ela, falsas informações sobre a vacinas têm colaborado com a baixa procura pela imunização.

 

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes, objetos, alimentos ou água contaminados, além de secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Em casos graves, o vírus pode causar paralisia nos membros inferiores.

Já para os adolescentes de até 15 anos que não estão com o quadro vacinal em dia são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 10h30 e de 13h30 às 16h30. Nas unidades contempladas com o Programa Saúde na Hora (bairros Santa Cruz, Limoeiro, Anápolis e Santa Zita), a imunização é de 17h30 às 21h.

Fabianne ressalta ainda que a ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. Além disso, tanto para a vacina contra pólio ou para as demais do calendário, não há necessidade de intervalo com vacina contra a Covid-19.

Bruna Gabriela é uma das mães que levou seu filho para vacinar.